Urticária
                
                
É uma das doenças de pele mais  frequente, cerca de 15 a 20% da população tem pelo menos um episódio de  urticária durante a vida. É classificada de acordo com o tempo de duração do  quadro, em aguda (até 6 semanas), crônica (mais que 6 semanas). 
                  Caracteriza-se por lesões de diversas formas, avermelhadas, geralmente  pruriginosas (coçam), fugazes, e que em algumas condições podem durar por mais  de 48 horas.
                  (Angioedema: é o comprometimento da  DERME e é caracterizado por inchaço habitualmente em lábios, pálpebras, orelhas  e em genitais).
                  A urticária aguda acomete  principalmente crianças e adultos jovens, enquanto a crônica é mais comum em  mulheres de meia idade. As causas das urticárias são diversas. A urticária  aguda pode ser desencadeada por alimentos, medicamentos, infecções virais,  doenças febris, picadas de insetos entre outros. Quanto a urticária crônica  (que ocorre entre 30-50% dos pacientes), a maioria dos casos é considerada  idiopática, ou seja não é encontrado o agente causal.
                  
Existem ainda as urticárias físicas,que são aquelas desencadeadas por estímulos externos (sol, frio, calor, pressão, trauma mecânico) e a urticária de contato que ocorre minutos após o contato com as substancias alergênicas. Quanto ao tratamento quando possível, afastar o agente desencadeante e são usados antialérgicos como medicamentos sintomáticos.