 
                                 
                                 
                                 
                                
 Alergia a picada de Inseto
                
                
As  reações a picadas de insetos variam desde manifestações menos graves como o  estrófulo, que ocorre por insetos sugadores (pulga, mosquito), até reações  graves como o choque anafilático, por insetos de veneno (abelha, vespa, formiga  de fogo ou lavapés).
Estrofulo: é caracterizado por lesões avermelhadas, que coçam e evoluem para  vesículas (bolinhas d'água), que ao se romperem formam crostas que podem ou não  deixar cicatrizes, acomete principalmente crianças. É uma doença de evolução  benigna.
  
                  Reações por insetos de veneno podem ser locais, tóxicas (devido a várias  picadas e que não são consideradas reações alérgicas) e as reações sistemicas  alérgicas.
                  
As reações sistêmicas (que ocorrem entre 0,4 a 0,8%), podem ser anafiláticas,  que são reações graves e podem ocorrer em até 1 hora após a picada e as reações  tardias, ocorrem entre 2 horas até 3 semanas após a picada.
                  
                  Quanto ao tratamento dependerá do tipo de reação, intensidade e gravidade do  caso, para melhor orientação procure sempre o médico especialista. Nos casos  mais graves, alguns pacientes precisam levar consigo canetas de adrenalina, o  que pode significar um tratamento ser eficaz ou não, principalmente se a  assistência média estiver a longa distância.